removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/07/2012 - 16:35h
*
http://tldp.org/ (http://br.tldp.org/)
The Linux Documentation Project: O antigo projeto de documentação do Linux.
De certa forma o trabalho de tradução fragmentou-se em geral pelo mundo. Então não percebi apenas uma redução na participação brasileira neste projeto. O mirror está fora do ar há muito tempo (link quebrado).
*
http://www.cipsga.org.br/ (http://www.debian.org/users/org/cipsga.pt.html)
CIPSGA: Comitê de Incentivo a Produção do Software GNU e Alternativo, Brasil.
Segundo fui informado, está pelo Google também, o CIPSGA está ha um tempo fora do ar. Desde sua criação, o CIPSGA contribuiu muito para prover serviços que faltavam em relação ao trabalho de criação e divulgação de software livre e sua cultura. Está sumido, mas não encerrado.
*
http://codigolivre.org.br/
Código Livre: Repositório de projetos de software com quase todos os serviços equivalentes ao Sourceforge
Parceria entre uma universidade estadual pública e uma universidade privada (Unicamp/Univates), o Código Livre foi criado para funcionar nos moldes do sourceforge. Ao acessar esta página inicial, nota-se mensagens de setembro de 2009 (quase 3 anos, estamos há cerca de trinta e três dias da data citada). Não sei se os recursos estão funcionais. Atualmente há muitos serviços de hospedagem pelo mundo e no Brasil surgiu o do chamado "Software Público" (http://www.softwarepublico.gov.br/). Dispenso trocadilhos.
*
http://lfs-br.codigolivre.org.br/
Linux From Scratch - Brasil
Por muito tempo houve uma lista de discussão ativa em língua portuguesa entre os linuxers que se propuseram a montar e a usar o sistema todo compilado a partir dos códigos fontes, semelhante a como era feito antes de Pat Volkerding surgir com o Slackware. Não só fizeram como traduziram todo o HOW-TO para português brasileiro. O HOW-TO traduzido ainda é útil, mas está umas versões defasado em relação ao projeto LFS contemporâneo.
*
http://br.kernelnewbies.org/
Linux kernel newbies em português
Como o nome sugere, o objetivo é o de aprendizado focado ao kernel de um modo a não se sentir tão intimidado frente a um monstro de cerca de 250 MB de códígo-fonte, e com quanto mesmo, uns 12 milhões de linhas? No momento há notícias sobre o FISL de 2012 (último fim de semana de julho). Mensagens no fórum possuem ao menos um ano. Ainda sim há algum material por lá.
*
http://windowmaker.org/
Window Maker - Gerenciador de janelas no molde dos projetos *-Step
Provavelmente o projeto de código aberto brasileiro mais conhecido no mundo. Ficou por muito tempo parado e parece ter recebido uma bênção do Projeto GNU. Aparentemente um desenvolvedor de sobrenome romeno tem feito uns changelogs na versão 0.95.3. Em breve teremos a versão 1 :-) Não há quem nunca tenha usado o mais non-standard ambiente que conhece no momento e incrível a quantidade de fãs que ainda simpatizam e publicam screenshots e temas.
Eu baixei a menor e mais antiga do código-fonte que pude encontrar, a 0.6.x, para dar uma olhada e testei em compilação. compilou de forma muito suave, sem erros e funcionou perfeitamente para o meu gcc (> 4.4.4), meu X.org e meu kernel série 2.6. Pelo jeito houve aquela coisa de "evolução e compatibilidade" com coisas antigas, que empresas que visam o comércio nunca respeitam. Não é só o caso daquela mesma empresa de sempre. O prejeto GNOME começou a dar os primeiros sinais, provavelmente para concorrer com o KDE da "era Nokia".